Eu até consegui encontrar dois vídeos no YouTube comprovando o fato. Um deles é um trecho de uma entrevista no programa Estrelas, da Angélica. Outro, um trecho de uma entrevista no programa do Jô Soares.
A propósito, Ana Carolina é ímpar!
Então, pensei: powershell pode nos ajudar a informar se uma determinada palavra é par ou é ímpar.
Para tanto, vamos precisar identificar:
- Quantas letras tem uma determinada palavra: isso é bastante fácil porque o powershell já tem a propriedade length na classe String.
- Se um número é par ou ímpar: também é fácil, verificando o resto da divisão do número por 2. Se o resto for zero, o número é par, senão é ímpar.
A implementação é bastante simples, porém divertida.
Inicialmente, vamos criar uma função, que recebe como parâmetro uma String e retorna se ela é par ou é ímpar.
Function StrPoI([string]$str) { if (($str.Length % 2) -eq 0) { return "PAR" } else { return "ÍMPAR" } }
Vamos criar um array para armazenar as palavras (ou frases) que desejamos que o powershell verifique.
$palavras = @("Futebol","Jogador","Música","PowerShell","Oftalmologista",` "Inconstitucional","Paralelepípedos", "Ana Carolina")
Na sequência, usamos ForEach para percorrer cada palavra do array e chamar a função StrPoI que retorna se é par ou se é ímpar. Observação: os espaços em branco não são levados em consideração, somente as letras, por isso o replace.
ForEach ($palavra in $palavras) { $r = StrPoI($palavra -replace (' ','')) Write-Host -ForegroundColor Cyan $palavra" - " -NoNewline Write-Host -ForegroundColor Yellow $r }
Ao executarmos o script, o resultado é seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário